Publicação fixa: Argumentos lógicos X tratados teológicos

Meus textos questionando o sistema religioso e as mentiras do cristianismo são sempre com argumentos de raciocínio lógico, porque para mim vale o que está escrito sem interpretações humanas, sem oráculos para traduzir o texto... Continue lendo.

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Receitas e dicas 62: Panos de prato sempre brancos

Tem P.S. no final.

Pensei nesta dica porque fui usar pano de prato em duas cozinhas de pessoas conhecidas e estavam muito encardidos. Aí fiquei pensando neste post e fui pesquisar sobre o assunto para ver se alguém fazia a mesma coisa que eu ou se tinha alguma dica interessante, e li em um blog dicas de como lavar panos de prato e a autora comentava que postou uma foto de pano de pratos novos e recebeu um comentário de uma leitora que dizia algo assim: "Não estão encardidos porque são novos, quero ver ficarem assim depois de muito usados". E a autora estranhou que a pessoa que comentou tivesse panos encardidos, e explicava como ela fazia para que os panos de prato dela não ficassem assim.

Há muitos anos vi um chef de cozinha falar sobre isso em um programa de TV, e nunca esqueci sua dica preciosa. Ele dizia que nunca deixava o pano de prato secar, ou seja, ficou molhado, colocava para lavar e pegava um outro limpo e seco. E ele dizia que usava muitos panos de prato por dia. E falou sobre bactérias etc etc. Opa, bactérias é comigo, eu "vejo" bactérias. Não precisava falar mais nada, rsrs. Entendido, registrado e obedecido. Ah, e ele poderoso, colocava uma pilha de panos limpinhos à disposição quando começava a trabalhar.

Eu até já fazia mais ou menos isso, poucas vezes deixava o pano secar e usava de novo, mas quase sempre pegava um limpo para secar a louça. E depois que ouvi o conselho do chef, passei a fazer isso sempre.

Não separo pano de mão e pano de louça, como já vi algumas pessoas fazerem, para mim isso não funciona, não é prático. Eu faço assim: pego um pano limpo e seco a louça, depois vou usando esse pano para secar as mãos, e quando já está muito molhado coloco para lavar e se mesmo antes de ficar no ponto de colocar para lavar e eu usei para secar as mãos, se vou secar alguma louça, pego um pano limpo para secar a louça. Ou seja, gasto muuuuuuuuuuito pano de prato quando estou na cozinha, por isso tenho muitos panos, estou sempre comprando um novo. Sempre que vou a Teresópolis compro alguns na parada básica no início da serra, uns eu dou de presente, outros coloco em uso, então tenho sempre um ou dois novinhos guardados em casa.

E o resultado é que meus panos nunca ficam encardidos. Estão sempre brancos e sem esforço nenhum. Lavo normalmente, nem precisam ficar de molho, muito menos deixar quarando no sol rsrs. Uso uma mistura de sabão líquido e detergente para lavar os panos. Às vezes coloco um pouco de cloro, muito pouco, apenas para desinfetar, às vezes coloco um pouco de Vanish para roupas brancas. E uso vinagre no lugar do amaciante (faço isso com todas as roupas, não compro mais amaciante de roupas). E pronto, meus panos de prato ficam limpos, sem cheiro de sabão ou amaciante (odeeeeeeeio panos de prato com cheiro, aliás, odeio roupa com cheiro forte de amaciante ou sabão, e descobrir o vinagre foi um achado para meu nariz megassensível), e sempre brancos. O máximo que acontece é ficarem manchados, mas são manchas bem específicas, e nem ligo muito para isso, se a mancha não saiu, não me estresso. Ah, lógico, lavo panos de prato separados das outras roupas.

Como tenho muitos panos, normalmente lavo os panos de prato uma vez por semana. E quando sei que vou usar muitos, quando recebo amigos para jantar, por exemplo, então procuro lavar todos antes, porque sei que vou gastar muitos panos durante a preparação do evento.

E minha irmãzinha já sabe, kkkk, nem precisei falar nada, mas quando vou passar uns dias na casa dela, curtindo meus sobrinhos, ela lava os panos de prato antes, porque sabe que vou usar muitos panos. Alguém me entende, rsrsrs.

Ufa, o post demorou, mas saiu.

P.S.: Encontrei dicas de como tirar o encardido e manchas dos panos de prato:
DICA 3 - Para deixar o pano de prato bem branquinho, basta fervê-lo em uma panela (separe uma panela só pra isso!) com um pouco de detergente de cozinha (caso não tenha manchas) ou com um pouco de vinagre. Não retire da panela até que a água esfrie. Depois é só lavar normalmente.
DICA 4 - Para os tecidos manchados, coloque de molho por 30 minutos em 25 ml de alvejante sem cloro para cada 10 litros de água. Peças com barrados bordados, após o molho, devem ser enxaguadas com uma mistura de água e vinagre branco. Depois, lave-o novamente.

4 comentários:

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

Oh de Bonis, também acabo usando muitos. Mas aprendi com minha filha Poly a deixar um balde com água e pouco sabão e gotinhas de sanitária.Vou colocando sd toalhas ali. Quando tem muitas coloco na máquina. São branquinhas. E tenho muitas que minha mãe bordou. Cuido para que elss não acabem.

Débora De Bonis disse...

Ah, esse negócio de deixar de molho também não funciona comigo, porque não tenho dia certo pra nada, não tenho rotina, lavo quando preciso. Então prefiro guardar os panos secos para lavar quando juntar bastante. E como lavo na média uma vez por semana, iam ficar uma semana de molho, rsrs, tadinhos, ficariam podrinhos, rsrs. Beijinhos.

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

Verdade, amada!!!! Bjo.

Unknown disse...

Gostei das opiniões e cada um escolhe a que for melhor pra se
todas são válidas junto todas pra fazer um teste pra mim e parabeniso cada sugestão. alves.mariaana@gmail.com