Publicação fixa: Argumentos lógicos X tratados teológicos

Meus textos questionando o sistema religioso e as mentiras do cristianismo são sempre com argumentos de raciocínio lógico, porque para mim vale o que está escrito sem interpretações humanas, sem oráculos para traduzir o texto... Continue lendo.

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Nosso roteiro alternativo na Europa: França, Andorra e Itália



Assim como o post sobre o Panamá, decidi escrever este post em agradecimento aos muitos blogueiros que me ajudaram com informações sobre a Europa. E assim como eles me ajudaram, espero também contribuir com outros turistas que vão passar por lá.

Diferente do Panamá, Itália estava, sim, na nossa lista “Antes de ficarmos velhos”, porque é a terra dos nossos antepassados – meus bisavós paternos vieram para o Brasil em 1895, acredita-se que eles eram de Verona, e minha bisavó estava grávida da minha avó, que nasceu em Minas Gerais três meses depois que eles chegaram aqui. E o avô de marido nasceu na Itália e veio para cá com dois anos. Então havia esse saudosismo da “terra nostra” e partimos rumo à realização do sonho de uma vida toda. E já que estaríamos logo ali ao lado de Paris, rsrs, argumentei que deveríamos aproveitar, e então acabamos aumentando o roteiro também para França e Andorra.

Nosso roteiro foi: Paris, Marseille, Carcassonne, Andorra, Roma, Città Sant'Angelo, Gradara, Verona, Lago de Garda em Sirmione, e Milão. Marido havia estado em Marseille, na França, em 2012, em um congresso do trabalho, e conheceu Carcassonne e Andorra, e desde que voltou dizia que queria me levar nesses lugares, por isso eles foram incluídos no roteiro. Erramos em alguns momentos, porque faltou tempo em algumas cidades, mas no final foi uma boa panorâmica dos três países.

Paris, França – É, amigo Phillipe tinha razão, foi muito pouco tempo rsrs –, mas conseguimos fazer o básico. Seguimos os conselhos e compramos ingressos para a Torre Eiffel ainda no Brasil, e nosso horário seria à tarde do nosso primeiro dia de turistas. Então na primeira manhã fomos a pé até o Musée de l'Orangerie, sugestão da minha amiga Renata, obrigada, amiga. E depois de uma fila básica de duas horas curtindo um friozão, ficamos ali, sentados, contemplando as enormes telas de Monet, perdidos no tempo, mergulhando em cada tela. Inesquecível! À tarde choveu muito, mas como já estávamos com ingressos, fomos assim mesmo para a Torre, mas não conseguimos encontrar a pessoa da agência para pegar os ingressos. Frustrados voltamos ao hotel e enviamos um e-mail de reclamação à agência, mas não recebemos resposta.

Achamos que havíamos perdido nosso dinheiro e não conseguiríamos subir ao topo da Torre. No dia seguinte, que para nossa surpresa amanheceu com céu azul, fomos ao Louvre e ao Arco do Triunfo, novamente caminhando, nesse dia meus pés doeram muito, errei no sapato, mas foi uma delícia de passeio. À tarde voltamos à Torre para fazer umas fotos só embaixo mesmo, mas eis que avistamos uma pessoa da agência e explicamos o que havia acontecido no dia anterior, ela verificou nossa reserva, telefonou para a agência e nos entregou os ingressos e nos incluiu em um grupo que estaria subindo naquele momento. Ah, melhor impossível, para quem já havia perdido a esperança de subir. E melhor ainda foi que, apesar de não termos enfrentado fila para entrar, porque estávamos com o grupo da agência, mas lá dentro as filas para os elevadores eram enormes, quando conseguimos chegar ao topo estava na hora exata do pôr do sol, e mais incrível ainda é que a lua cheia estava nascendo do outro lado. Eu, heim, se tivéssemos programado isso não teria dado tão certo. Simplesmente maravilhoso. E outra história inusitada é que nesse dia almoçamos e jantamos em um restaurante kosher de comida japonesa perto do hotel, ou seja, comida japonesa na França e estava delicioso, gostamos tanto que voltamos para o jantar.

No dia seguinte fizemos umas comprinhas no mercado perto do hotel e seguimos para a Gare de Lion, onde embarcamos no trem para Marseille, na região de Provence. E au revoir, Paris!

Marseille, França – A viagem de trem foi uma experiência gostosa, queria muito andar no trem rápido, e foi como pensei, paisagens lindas, em alta velocidade, mas nem parecia, trem confortável, embarque organizadíssimo. Amei. Ficamos apenas uma noite e uma manhã em Marseille. À noite fomos ao porto e jantamos em um restaurante com vista para o mar. E na manhã seguinte pegamos o carro que já estava alugado antes de viajarmos e fomos conhecer um calanque, ou seja, uma das enseadas maravilhosas de Marseille, pena que estava friozinho e não tínhamos muito tempo para um mergulho naquele mar lindíssimo. E então seguimos para Andorra, mas no caminho uma passadinha em Carcassonne.

Carcassonne, França – Uma paradinha na cidade medieval, mas o melhor de tudo é que chegamos em um dia de festival, que não sabíamos que estava acontecendo, e havia muitas pessoas com roupas da época medieval, que parecia uma festa cosplay, e estavam encenando uma invasão à cidade. Carcassonne, além de estarmos em um cenário de filme, há muitas lojas interessantes, e imperdível é a loja de frutas cristalizadas e torrones de diversos sabores e cores, o melhor que eu já provei, e eu nem era muito fã de torrone. Não conseguimos entrar no castelo porque quando chegamos já estava fechado.

Andorra – Um pequeno principado entre França e Espanha, o único país no mundo em que a língua oficial é o catalã – Bárbara, lembrei do nosso amigo Gaudí. Chegamos à noite, ficamos um dia inteiro passeando e no dia seguinte bem cedinho voltamos para Marseille, onde nos despedimos da França, pois no final da tarde seguimos para Roma. Ah, e a viagem pelos Pirineus é inesquecível e tão linda.

Itália: Terra nostra, o sonho da vida inteira

Roma, Itália – Chegamos à noite e fomos direto para o hotel inusitado, que foi uma grande surpresa. Não tinha “cara” de hotel e era uma entrada de um prédio residencial, e era um apartamento transformado em hotel de três suítes, com uma recepção pequena junto a uma cozinha que nos foi franqueada para usarmos à vontade, e o quarto com janela para uma área típica de prédios italianos, com flores nas sacadas. O proprietário nos recebeu, entregou as chaves do quarto, do apartamento e da portaria do prédio e foi embora. Simplesmente amei o hotel diferente.

A passadinha por Roma foi amor e ódio. Podem zoar, eu mereço. Eu não queria conhecer Roma, não queria fazer turismo religioso e todo mundo só fala nisso, mas marido queria fazer "visita técnica" ao Coliseu (casal perfeito, eu faço turismo ecológico e marido faz turismo "engenheirológico"), então ele só programou meio dia em Roma e escolheu um hotel perto do Coliseu. Aí chego lá e descubro, apenas no trecho de 10 minutos a pé do hotel ao Coliseu, coisas lindíssimas, árvores lindas, um parque delicioso – ah, até fiz piquenique mental, rsrs –, flores, flores e mais flores, e muitas oliveiras, porque lá tem oliveiras em quase todo quintal. Até “expulsei” um rapaz sentado à sombra de uma oliveira grande para eu fazer uma foto. E aí fico arrasada por não ter ficado mais tempo por lá. E agora vou ter que voltar a Roma. Pegamos o carro alugado previamente, almoçamos um excelente gnocchi delicioso, finalmente encontramos um gnocchi tão bom quanto o da minha sogra (que marido faz igualzinho), e fomos para nosso destino principal.

Città Sant'Angelo, Pescara, na região de Abruzzo, de volta às origens – Chegamos à noite, deixamos as malas no hotel e fomos comer pizza em Pescara, à beira do mar Adriático. No dia seguinte fomos explorar a cidade antiga e conhecer o local de origem da família de marido. A cidade começou a ser reconstruída em 1.240, depois de ter sido destruída na Idade Média, e o registro mais antigo tem a data de 875, e a cidade antiga fica em cima do monte e é cercada por uma muralha, mas não tem castelo, porque era uma cidade de mosteiros. A cidade antiga é pequena e fizemos o percurso todo a pé, fotografando cada detalhe, andando pelos becos, explorando cada cantinho. E encontramos uma placa de uma funerária com o sobrenome da família de marido e uma placa em homenagem a alguns mortos em bombardeio na Segunda Guerra e um dos nomes também tinha o sobrenome dos antepassados de marido. Nem procuramos ninguém da “família”, porque não era nosso objetivo e seria um problema “conversar” com alguém, porque não falamos italiano e nosso inglês é de sobrevivência, e com certeza a pessoa ia querer falar muito, rsrs. À tarde tentamos ir à praia, mas quando chegamos lá ficou muito nublado e esfriou muito, então só molhamos os pés no mar Adriático e almoçamos de novo no mesmo restaurante.

No dia seguinte fomos a uma vinícola da região, compramos vinho e depois fomos ao shopping e comemos uma pizza maravilhosa na lanchonete do shopping. Em Città Sant'Angelo aproveitamos para descansar um pouco, já que reservamos um tempo maior ali e o ritmo foi pesado antes e voltaria a ser pesado depois. Então na terceira manhã saímos bem cedinho rumo às últimas cidades da viagem. Arrivederci, Pescara.

Gradara, Itália – Outra cidade medieval, outro castelo. Cidade onde viveu Lucrécia Bórgia. Ali conseguimos entrar no castelo. Lugar lindo, é como estar em um filme do Rei Arthur.

Verona, Itália – Cidade em que família de marido recebeu título de nobreza, provável cidade dos meus bisavós, e cidade de Romeu e Julieta, se existiram de verdade, rsrs. Ficamos só uma noite e uma manhã em Verona. Pela manhã fomos aos principais pontos turísticos: A ponte Scaligero, Rio Adige, Castel Vecchio, Arena, feira da Praça Delle Erbe e Casa da Julieta. E na hora do almoço seguimos viagem.

Lago de Garda, em Sirmione, Itália – O maior lago da Itália, com águas termais aquecidas por um vulcão. Lugar simplesmente lindo. Passeamos de barco pelo lago e fomos perto das ruínas. E dei comida na minha mão para pardais. Depois seguimos para nossa última cidade, com direito a um maravilhoso pôr do sol no caminho.

Milão, Itália – Chegamos à noite, ficamos um dia passeando, passamos mais uma noite e saímos de madrugada para voltar ao Brasil. Andamos bastante curtindo nosso último dia, com direito a garçom brasileiro no restaurante. Visitamos o Arco da Paz, o encantador Parque Sempione, o Castello Sforzesco, a famosa Catedral de Milão, maior catedral gótica da Itália, cuja construção durou 500 anos, e a Galeria Vittorio Emanuele II, com seu piso espetacular. E acabou, que pena. Arrivederci, Itália.

Poderia resumir tudo o que vi na França, Andorra e Itália em uma frase: cada esquina um flash. Muitas flores, muitas árvores lindas, muita história, lugares lindos, prédios lindos, era difícil andar, porque queríamos fotografar tudo. Valeu a pena cada centavo, cada minuto. E agora fica a vontade de quero mais. Se eu senti saudades do Rio? Ah, não senti, não. Mas tinha que voltar, né, fazer o quê? Rsrs.

(Demorei um pouco para conseguir escrever sobre isso porque quando voltei fui cuidar do meu pai no hospital. Antes de viajar havia combinado com minha irmã que eu iria buscar meu pai para ele voltar a morar na minha casa. Ele estava em uma fase difícil de velhice, estava ficando um pouco violento e minha irmã estava muito cansada. E quase no final da viagem minha irmã me falou que meu pai estava pior e que ela havia pedido ajuda a outra pessoa até eu chegar, mas a pessoa não podia ir para lá. Então lá mesmo na Itália comprei passagem para ir à casa da minha irmã no dia seguinte à minha chegada ao Rio. Cheguei dia 28 de outubro à noite e no dia 29, às 6h20 da manhã já estava embarcando para o Espírito Santo. Quando cheguei em São Mateus, onde meu cunhado iria me buscar, fiquei sabendo que meu pai havia caído em casa e estava sendo levado para São Mateus, porque o hospital de Conceição da Barra estava sem raio X. Então fomos direto para o hospital esperar meu pai e minha irmã, que estavam vindo na ambulância. A notícia nada boa foi que ele fraturou o fêmur, de novo, e precisaria de cirurgia. Enfim, foi internado, e passei aquela noite com ele no hospital, começando assim os 17 dias que fiquei a maior parte do tempo no hospital. No 18° dia voltei ao Rio porque outras pessoas foram para lá ajudar. E no 22° meu pai faleceu. Não voltei para o enterro, já havia me despedido dele, porque eu já sabia que tinha chegado a hora dele, só fui lá de novo uma semana depois.)

Nenhum comentário: