Publicação fixa: Argumentos lógicos X tratados teológicos

Meus textos questionando o sistema religioso e as mentiras do cristianismo são sempre com argumentos de raciocínio lógico, porque para mim vale o que está escrito sem interpretações humanas, sem oráculos para traduzir o texto... Continue lendo.

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Receitas e dicas 60: Cream cheese caseiro

Tudo começou quando passei a fazer iogurte caseiro e na mesma época comecei a ver em alguns blogs de culinária sobre iogurte grego, e também surgiram os iogurtes gregos no mercado brasileiro.

Em um dos blogs vi a receita para fazer iogurte grego em casa, que nada mais era do que colocar o iogurte normal (caseiro ou de mercado mesmo) em um coador para escorrer o soro. O blog mandava colocar em coador de café de papel, mas comigo não deu certo, o papel rasgou, foi um desastre. Outra dica era coar em um pano de prato limpo, mas aí juntei as duas dicas: coador de café de pano, lógico. E fiz marido rodar os mercados procurando aquele coador tipo Melitta, que não é de tecido de algodão, é de poliéster, e tem o o formato do coador de papel, e eu queria porque queria aquele. E depois de alguns mercados, marido encontrou o coador. Santo marido! Se não fosse ele minha cozinha não seria a mesma, além de palpiteiro, ele tem a missão de comprar os ingredientes difíceis.

Voltando ao coador, esse coador fica separado apenas para coar o iogurte e lavo sempre muito bem e ainda deixo de molho na água com vinagre depois de usar.

E voltando ao cream cheese, foi tentando fazer o iogurte grego que descobri o meu cream cheese caseiro. É que depois que o soro escorreu bem e fui tirar do coador, percebi uma consistência maravilhosa de cream cheese, e o que seria iogurte grego virou uma pastinha de gorgonzola com azeite. E pronto, depois disso metade do meu iogurte caseiro sempre vira cream cheese, que vira pastinha de gorgonzola, ou vira ingrediente para pão de queijo, ou vira um simples cream cheese com sal e azeite.

Bem, depois da minha "invenção", fui pesquisar cream cheese caseiro e descobri que não fui a primeira a fazer isso. É, não foi dessa vez que vou patentear uma invenção, rsrsrs.

Ah, e o soro do iogurte uso para substituir uma parte da água do pão caseiro, ou uma parte do leite do bolo, e para colocar grãos de molho.

2 comentários:

Jocélio disse...

Olá!

Qual é a sua receita para esta pastinha de gorgonzola?

Obrigada!

Débora De Bonis disse...

Oi, Jocélio, a pastinha de gorgonzola é bem fácil. Simplesmente misturo cream cheese com queijo gorgonzola amassado com garfo e a proporção é no olho mesmo, a quantidade de cream cheese vai depender se gosta da pastinha mais firme ou mais mole. A mesma coisa quando faço com requeijão ao invés de cream chesse. E vc pode temperar a gosto, com ervas ou azeite.