Publicação fixa: Argumentos lógicos X tratados teológicos

Meus textos questionando o sistema religioso e as mentiras do cristianismo são sempre com argumentos de raciocínio lógico, porque para mim vale o que está escrito sem interpretações humanas, sem oráculos para traduzir o texto... Continue lendo.

domingo, 3 de junho de 2012

Receitas e dicas 54: Falafel de forno

Já falei que odeio fritura. Mas amo falafel. Fiz duas ou três vezes frito, mas desisti e resolvi fazer assado. Procurei receitas e até encontrei algumas poucas. Aliás, receitas de falafel na internet, frito ou de forno, são muito diferentes umas da outras, uma variedade enorme, difícil escolher uma só, por isso acabei misturando todas e escrevi a minha receita.
Voltando às receitas de falafel assado, uma usava grão-de-bico em lata (industrializado? nem pensar). As outras usavam o grão-de-bico cru, que apenas tenha ficado de molho, muito parecido com o falafel frito. Tentei fazer assim, com o grão-de-bico cru, mas não gostei do resultado.
E uma das receitas usou grão-de-bico cozido porque faltou tempo para deixar de molho (isso eu não entendi, porque deixo de molho antes de cozinhar). E a autora dizia que o cru ficava melhor no falafel frito, e o cozido ficava melhor no falafel de forno.
Então comecei a testar, fiz adaptações e finalmente consegui acertar a receita de falafel de forno e concordo plenamente com a última receita, falafel de forno fica muito melhor com grão-de-bico cozido.
Servi como acompamento de cordeiro assado. Ai, melhor nem comentar, ficou tudo de bom.
Então, segue a receita. Se você não tem todos os temperos, não tem problema, use o que tiver na hora, mas para mim hortelã, curry e pimenta são fundamentais.

Ingredientes
500 kg de grão-de-bico
2 folhas de louro
3 dentes de alho
1 cebola
hortelã, salsa, coentro, manjericão, alecrim, a gosto
suco de 1 limão
2 colheres de azeite para a massa e azeite para untar
2 ovos
2 colheres de farinha de trigo, de preferência integral
curry, pimenta-do-reino, páprica doce, páprica picante, raiz forte, a gosto
1 colher de sopa de pasta de gergelim (tahine)
sal a gosto
sementes de gergelim para finalizar

Como fazer
Deixar o grão-de-bico de molho de um dia para o outro, seria bom trocar a água pelo menos duas vezes. Eu uso as dicas do texto sobre grãos de molho.
Lavar o grão-de-bico e cozinhar na panela de pressão por 10 a 15 minutos depois da pressão, com água suficiente para cobrir o grão-de-bico. Eu coloco duas folhas de louro.
Deixar esfriar um pouco.
Triturar o grão-de-bico no processador ou liquidificador, junto com os temperos verdes, a cebola, o alho, o suco do limão, e 1/2 xícara da água do cozimento do grão-de-bico.
Em uma tigela, bata os ovos e depois acrescente a massa do grão-de-bico e os outros ingredientes, menos as sementes de gergelim.
Misture tudo e despeje em uma travessa untada com azeite.
Espalhe sementes de gergelim por cima.
Asse por 30 a 45 minutos em forno médio baixo.
Sirva ainda quente.

Nenhum comentário: