Publicação fixa: Argumentos lógicos X tratados teológicos

Meus textos questionando o sistema religioso e as mentiras do cristianismo são sempre com argumentos de raciocínio lógico, porque para mim vale o que está escrito sem interpretações humanas, sem oráculos para traduzir o texto... Continue lendo.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Sobre os alimentos impuros


Vamos continuar pensando sobre a Lei.

Sempre que falo que não como carne de porco, camarão e outros animais que a Torah (Pentateuco) proíbe, ouço a frase feita sobre o episódio dos animais no lençol na visão de Pedro: "Não torneis impuro o que eu purifiquei" (Atos 10).

Primeiro, o contexto não é sobre comida, de jeito nenhum.

Segundo, ainda que fosse sobre comida, o Eterno não disse que ele purificou TODOS os animais que eram impuros, ele teria purificado APENAS aqueles do lençol, aqueles que ele mandou Pedro matar e comer.

Terceiro, ainda que fosse mesmo sobre comida, interessante é que o texto não diz que Pedro comeu. O lençol foi recolhido ao céu e ele entendeu o significado da visão e foi obedecer, indo à casa de Cornélio.

E o mais interessante ainda desse texto é que Pedro, apóstolo de Jesus, que vivia no tempo da graça, como gostam de dizer, declarou com TODAS as letras que obedecia à Torah, porque ele disse que jamais comeu algo impuro ou imundo.

Decididamente é muita forçação de barra, como diriam os adolescentes, dizer que esse texto autoriza comer os animais impuros. Muita mesmo.

Novamente repito que o Eterno não iria revogar uma Lei tão grande e importante de uma forma tão sutil como uma VISÃO de um lençol cheio de animais.

Definitivamente, a Lei não foi abolida.

P.S.: E minha amiga Lígia ainda observa que Pedro não comeria uma VISÃO.
E meditando sobre o assunto, lembrei das inúmeras vezes que ouvi, na EBD ou em sermões, ensinarem que não se deve criar doutrinas com base em um livro histórico como Atos. Se não devemos criar doutrinas também não devemos considerar o mandamento da alimentação bíblica abolido por uma experiência em um livro histórico.


Leia também

2 comentários:

Pastora Ligia Rezende disse...

Com certeza, visão não dá para comer, rsrssrsr.
Beijos!!!
Ligia.

Fernanda Luna disse...

A cegueira espiritual é universal pq não queremos nos livras das nossas vontades, do nosso eu, do nosso achismo. Então adaptamos as escrituras ás nossas vontades e reescrevemos os mandamentos de acordo com o nosso umbigo e de acordo com o que estamos praticamos.