Publicação fixa: Argumentos lógicos X tratados teológicos

Meus textos questionando o sistema religioso e as mentiras do cristianismo são sempre com argumentos de raciocínio lógico, porque para mim vale o que está escrito sem interpretações humanas, sem oráculos para traduzir o texto... Continue lendo.

domingo, 22 de fevereiro de 2009

Desligue o piloto automático

O poder da consciência
Thomas Anderson, em Deus quer que você seja milionário! Seja rico espiritual e financeiramente


"Não é que sejamos imbecis. Simplesmente, não estamos conscientes. O cérebro humano é uma ferramenta incrível, com uma assombrosa capacidade ainda inexplorada. É milhares de vezes mais rápido do que qualquer computador já fabricado. Pode armazenar uma quantidade quase infinita de informações. Você pode aprender 12 línguas, ter sete títulos de doutorado, memorizar a enciclopédia inteira de A a Z, e isso tudo usando apenas 10% de seu potencial. O cérebro controla a respiração, a digestão, o crescimento das células, os níveis hormonais, praticamente todo o corpo, sem nem termos consciência do que está acontecendo. O incrível disso tudo é que não precisamos ter consciência para o cérebro realizar muitas das coisas que realiza. É automático.

Esse aspecto de como o cérebro funciona é que o torna tão fascinante. Ele é projetado para lidar com enorme quantidade de informações, filtrando e ignorando informações não-essenciais. Em vez de tentar processar todos os fragmentos de estímulo sensorial que aparecem, o cérebro, independentemente da consciência, analisa tudo e determina o que é ou não importante saber. O processo de filtragem baseia-se, na maior parte das vezes, em experiências passadas.

Mas nossas percepções são deturpadas pela capacidade de o cérebro ignorar as coisas. É muito comum que uma diferença clara seja percebida pelo cérebro como algo conhecido. Fazer o cérebro prestar atenção em informações diferentes das corriqueiras requer esforço consciente. Quando vivemos totalmente dentro de uma rotina e cheios de hábitos, paramos de perceber o que está ao nosso redor. Nossos cérebros ajustam as informações de tal modo que vemos tudo de acordo com nossas experiências passadas. Não vemos os perigos, nem as oportunidades. Ficamos sentados enquanto o mundo gira, sem perceber nem mudar nada. Hoje parece igual a ontem, ainda que não seja. Falta-nos consciência.

O perigo dessa falta de consciência é que nosso inimigo está sempre tentando nos destruir. A Bíblia nos diz para ficarmos alerta. ‘Sede sóbrios, vigiai. O vosso adversário, o diabo, anda em derredor, rugindo como leão, e procurando a quem posso tragar’ (1Pe 5.8). É interessante que o texto não diz que o diabo se esgueira por aí como uma cobra silenciosa que morde sem avisar. Ele ruge como um leão. Na selva, um leão rugindo deve espantar qualquer um.

Mas, em coma, talvez você nem preste atenção. Seu cérebro ajustará sua percepção para que o rugido se encaixe em sua vida normal, e esse rugido será apenas parte do ruído de fundo. O diabo se entrega de tantas formas que é realmente impressionante que alguém ainda caia em suas armadilhas. Para alguém cuja principal arma é o fingimento, o diabo é flagrante.

Pedro disse para ser ‘sóbrio’, o que significa: ‘Não fique bêbado’. Isso pode parecer óbvio, mas envolve mais do que apenas evitar o álcool. Tem a ver com levar a sério o que se faz. Levar a sério e ter determinação. O texto também diz para vigiar, estar acordado, atento e alerta, como um sentinela na ronda noturna. Não temos que sair por aí procurando o diabo, mas estar conscientes do que acontece à nossa volta.

A mesma idéia é transmitida em outro versículo em 1Pedro: ‘Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos oferece na revelação do Messias’ (1.13). ‘Cingindo os lombos do vosso entendimento’ é uma expressão antiga. Outra versão mais atual da Bíblia diz: ‘Preparem suas mentes para a ação’. Isso significa ficar alerta, de modo a estar pronto para agir. Não pare de pensar. Sua mente tem que estar ocupada, pois o Pai quer que você esteja preparado para a esperança que ele lhe reservou. Se não estiver atento, já era. Seu cérebro pode ser treinado para processar estímulos de maneira diferente. Você pode ter mais consciência de tudo ao seu redor e aprender a reparar nas coisas.

Paulo comenta a importância de conhecer os planos do diabo: ‘O que eu também perdoei, se é que alguma coisa tenho perdoado, por causa de vós o fiz na presença do Messias, para que Satanás não leve vantagem sobre nós, porque não ignoramos as suas maquinações’ (2Co 2.10,11).

Essa palavra ‘maquinações’, ou ‘esquemas’, significa que não ignoramos as percepções, propósitos ou pensamentos que o diabo coloca à nossa frente para nos tentar e fazer com que pensemos como ele. O problema não é o que se associa obviamente a Satanás, como a bruxaria e as ciências ocultas, mas os sutis artifícios que ele usa para mudar nossas percepções. Não ignoremos seus esquemas.

Estar em coma envolve perigo duplo. Quando estamos presos a padrões de pensamentos rotineiros, não vemos os ataques do inimigo se aproximarem, mesmo que ele esteja rugindo, assim como não vemos as oportunidades que estão na nossa cara. Nossas percepções são limitadas.

Infelizmente, não é fácil mudá-las. Há que se esforçar sobremaneira. Há que se instruir. Esse é um dos motivos da importância da educação. Suas percepções se formaram na infância, e dará certo trabalho modificá-las. É característico do ser humano que, para formar uma percepção, é necessário só um grama de informação, mas para modificá-la é preciso uma tonelada.

Se você treinar a consciência e mantiver o cérebro ocupado e pronto para agir, verá os esquemas de Satanás e saberá como evitá-los. Não acreditará mais em mentiras e começará a enxergar as oportunidades. Tudo depende de até que ponto você quer se educar."

Colaboração de Alexandre De Bonis

Nenhum comentário: