Publicação fixa: Argumentos lógicos X tratados teológicos

Meus textos questionando o sistema religioso e as mentiras do cristianismo são sempre com argumentos de raciocínio lógico, porque para mim vale o que está escrito sem interpretações humanas, sem oráculos para traduzir o texto... Continue lendo.

sábado, 2 de julho de 2011

Culto livre

Up. Publicado originalmente em 09/07/2008

Extraído do livro Reconsiderando o odre, a prática da igreja neotestamentária, de Frank A. Viola

"Uma típica reunião eclesial neotestamentária pode ter brilhado com coisas assim: um menino compartilha a Palavra de Deus mediante uma apresentação dramática e um cântico; uma jovem dá seu depoimento; um irmão jovem compartilha uma exortação seguida de uma análise do grupo; um irmão mais experiente expõe uma porção das Escrituras e conclui com uma oração; uma irmã mais velha relata um fato retirado de sua própria experiência espiritual; vários adolescentes analisam sua semana na escola e pedem oração; e todo grupo experimenta uma verdadeira comunhão sentados à mesa durante uma refeição compartilhada. Ao discorrer Paulo o pano de fundo de uma reunião neotestamentária em 1Coríntios 14, vemos uma reunião na qual cada membro está ativamente envolvido. Alegria, sinceridade e espontaneidade são as notas principais dessa reunião e a edificação mútua é sua meta fundamental.

A reunião refletia uma espontaneidade flexível na qual o Espírito de Deus tinha um absoluto controle, e liberdade para mover-se de forma ordenada por meio de qualquer membro do Corpo conforme Ele desejasse.

A maioria dos cristãos teme confiar em que a liderança do Espírito Santo dirija e confirme seus serviços eclesiais. O fato de que não podem visualizar uma reunião corporativa sem pôr-se sob a direção direta de um moderador humano, revela que desconhecem as maneiras de Deus. A razão disto tem muito a ver com seu próprio desconhecimento da ação do Espírito Santo em seus assuntos pessoais. Expresso em forma simples, se não conhecemos o controle do Espírito Santo em nossa própria vida, como podemos conhecê-lo quando nos reunimos? A verdade é que muitos de nós – como Israel em tempos antigos – ainda clamamos por um rei que governe sobre nós e por um mediador visível que nos diga o que Deus disse (Êxodo 20.19; 1 Samuel 8.19)."



Nenhum comentário: